SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Negroes telling (and making) their history: some meaningful highlights of the Companhia Negra de Revistas (1926)Economy, democracy and justice in Angola: the ephemeral and the permanent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Afro-Asiáticos

Print version ISSN 0101-546X

Abstract

AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Quem precisa de São Nabuco?. Estud. afro-asiát. [online]. 2001, vol.23, n.1, pp. 85-97. ISSN 0101-546X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-546X2001000100004.

A partir de uma leitura retrospectiva e crítica do político e abolicionista Joaquim Nabuco, o artigo tenta "descanonizar" as imagens tradicionais produzidas sobre ele ao longo da historiografia clássica. Desde resenhas de livros do autor, até repercussões na mídia sobre sua obra, a autora procura reler a obra e a vida de Joaquim Nabuco a partir de uma interpretação que visa respeitar o contexto em que esta foi feita. Analisa artigos sobre Nabuco de historiadores contemporâneos em jornais para criticar a tentativa acadêmica de transformar o abolicionista Nabuco em uma espécie de santo protetor dos escravos. A autora argumenta que mesmo defendo uma causa aparentemente justa para a época, Nabuco não estava livre dos estereótipos e do racismo típicos de seu tempo em relação aos negros.

Keywords : Joaquim Nabuco; São Nabuco; historiografia; abolicionismo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese