SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2The União dos Homens de Cor: aspects of the black movement in the 40's and 50's índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudos Afro-Asiáticos

versión impresa ISSN 0101-546Xversión On-line ISSN 1678-4650

Resumen

OLIVEIRA, Cloves Luiz Pereira  y  BARRETO, Paula Cristina da Silva. Percepção do racismo no Rio de Janeiro. Estud. afro-asiát. [online]. 2003, vol.25, n.2, pp.183-213. ISSN 0101-546X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-546X2003000200001.

Analisa os resultados de uma pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e Núcleo de Pesquisas, Informações e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DATAUFF), de 28 de janeiro a 13 de abril de 2000, sobre relações raciais no Rio de Janeiro. A partir daí, aponta as limitações de uma abordagem individualista do racismo, as dificuldades enfrentadas por pesquisas empíricas voltadas para a mensuração do preconceito racial, e sugere alguns temas que poderiam ser incluídos na agenda dos estudos sobre o racismo no Brasil. Um conjunto amplo de temas foi investigado pelo CEAP-DATAUFF, buscando não somente mensurar o preconceito racial no Rio de Janeiro, mas também abordando outros temas presentes na atual agenda de debate sobre relações raciais no Brasil, tais como: identidade racial, percepção sobre os determinantes da situação do negro no Brasil, desigualdade racial, casamento inter-racial, mestiçagem, voto étnico, outros preconceitos na sociedade contra pobres, favelados, mulheres, nordestinos e homossexuais, aspirações sociais segundo raça, posicionamento da população fluminense frente às propostas de implantação de políticas de ação afirmativa.

Palabras clave : racismo; populações marginalizadas; relações raciais; situação do negro; desigualdade racial; casamento inter-racial; voto étnico; políticas de ação afirmativa.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons