SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2The União dos Homens de Cor: aspects of the black movement in the 40's and 50's índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Afro-Asiáticos

versión impresa ISSN 0101-546X

Resumen

OLIVEIRA, Cloves Luiz Pereira  y  BARRETO, Paula Cristina da Silva. Percepção do racismo no Rio de Janeiro. Estud. afro-asiát. [online]. 2003, vol.25, n.2, pp. 183-213. ISSN 0101-546X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-546X2003000200001.

Analisa os resultados de uma pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e Núcleo de Pesquisas, Informações e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DATAUFF), de 28 de janeiro a 13 de abril de 2000, sobre relações raciais no Rio de Janeiro. A partir daí, aponta as limitações de uma abordagem individualista do racismo, as dificuldades enfrentadas por pesquisas empíricas voltadas para a mensuração do preconceito racial, e sugere alguns temas que poderiam ser incluídos na agenda dos estudos sobre o racismo no Brasil. Um conjunto amplo de temas foi investigado pelo CEAP-DATAUFF, buscando não somente mensurar o preconceito racial no Rio de Janeiro, mas também abordando outros temas presentes na atual agenda de debate sobre relações raciais no Brasil, tais como: identidade racial, percepção sobre os determinantes da situação do negro no Brasil, desigualdade racial, casamento inter-racial, mestiçagem, voto étnico, outros preconceitos na sociedade contra pobres, favelados, mulheres, nordestinos e homossexuais, aspirações sociais segundo raça, posicionamento da população fluminense frente às propostas de implantação de políticas de ação afirmativa.

Palabras llave : racismo; populações marginalizadas; relações raciais; situação do negro; desigualdade racial; casamento inter-racial; voto étnico; políticas de ação afirmativa.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués