SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Problemas no paraíso: a democracia racial brasileira frente à imigração afro-americana (1921) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos Afro-Asiáticos

versão impressa ISSN 0101-546X

Resumo

SEGATO, Rita. Género, política e hibridismo en la transnacionalización de la cultura Yoruba. Estud. afro-asiát. [online]. 2003, vol.25, n.2, pp. 333-363. ISSN 0101-546X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-546X2003000200006.

O artigo examina três interpretações diferentes da construção de gênero na tradição Yoruba e as analisa enquanto discursos posicionados e interessados dos autores no contexto de seus respectivos horizontes políticos de referência. Há, neste sentido, uma verdadeira economia política do discurso etnográfico. Contudo, constata que os três autores, apesar das suas diferenças, apontam de forma inconfundível para o caráter radicalmente anti-essecialista das concepções de gênero Yoruba. Sugere, então, que essa característica tão notável desta tradição poderia estar na base da sua capacidade de expansão e adaptação no Novo Mundo, tanto no período pós-escravidão como no novo período de expansão que vivem atualmente as religiões afro-brasileiras de origem Yoruba.

Palavras-chave : Diáspora Yoruba; gênero; discurso etnográfico.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol