SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Validação transcultural da Escala de Avaliação de Limitações no Comportamento Social - SBS-BR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083versão On-line ISSN 1806-938X

Resumo

BANDEIRA, Marina; LIMA, Lúcia Abelha  e  GONCALVES, Sylvia. Qualidades psicométricas no papel da Escala de Habilidades de Vida Independente de pacientes psiquiátricos (ILSS-BR). Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2003, vol.30, n.4, pp.121-125. ISSN 1806-938X.  https://doi.org/10.1590/S0101-60832003000400002.

Esta pesquisa teve como objetivo fazer a análise psicométrica de fidedignidade do teste e do reteste da versão brasileira da escala Independent Living Skills Survey (ILSS-BR), que avalia a autonomia de pacientes crônicos em diversas áreas do funcionamento social. Um estudo prévio havia mostrado que esta escala apresentava qualidades psicométricas adequadas de consistência interna das suas subescalas, assim como validade discriminante e validade de construto, sem ter avaliado, no entanto, sua estabilidade temporal. Os resultados da presente pesquisa mostraram que a escala ILSS-BR apresentou coeficientes de correlação significativos entre os escores do teste e do reteste, para todas as suas subescalas e para o escore global. Esses resultados indicam que o ILSS-BR é um instrumento de medida que apresenta estabilidade temporal, mostrando-se, portanto, um instrumento fidedigno para ser utilizado no planejamento e na avaliação de programas relacionados à reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos, no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Escala de medida; Qualidades psicométricas; Habilidades de vida cotidiana; Pacientes psiquiátricos; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons