SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número6Drinking behaviour between alcohol users: a follow-up studyBehavior-analytical therapy of depression: an old or a new applied science? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psiquiatria Clínica

versión impresa ISSN 0101-6083

Resumen

DOURADO, Marcia; LAKS, Jerson; LEIBING, Annette  y  ENGELHARDT, Eliasz. Consciência da doença na demência. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2006, vol.33, n.6, pp. 313-321. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832006000600004.

CONTEXTO: A consciência da doença é um conceito relacionado ao conhecimento da presença de comprometimento generalizado, à falta de reconhecimento dos déficits cognitivos ou, também, da percepção dos prejuízos nas atividades de vida diária causados pela doença de Alzheimer. OBJETIVO: Esta revisão comparou as definições e as hipóteses etiológicas para a consciência da doença na doença de Alzheimer. MÉTODO: Busca nas bases de dados ISI, Medline, Lilacs e Scielo de artigos clínicos seccionais, longitudinais, prospectivos, retrospectivos e de caso-controle entre 1984 e 2004 utilizando as palavras-chave "consciência do déficit", "consciência da doença", insight e "doença de Alzheimer". Os artigos foram examinados para avaliar a definição expressa do conceito de "consciência da doença" e divididos por áreas, segundo seus objetivos. RESULTADOS: Os conceitos "consciência da doença", "consciência do déficit", "consciência do déficit cognitivo", insight, "consciência de si" e "anosognosia" foram usados como sinônimos nos 43 artigos selecionados, independentemente de apresentarem explicações orgânicas, psicossociais ou diferença de percepções entre pacientes e familiares. CONCLUSÃO: A consciência da doença pode ser definida como a capacidade de perceber em si e na vida diária alterações causadas por déficits relacionados ao adoecimento. Essa definição é passível de operacionalização e pode auxiliar no exame da consciência da doença na demência.

Palabras llave : Doença de Alzheimer; demência; consciência da doença; consciência do déficit; revisão sistemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués