SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Afasia global sem hemiparesia: AVC ou transtorno conversivo?Redução da estigmatização e da discriminação das pessoas idosas com transtornos mentais: uma declaração técnica de consenso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Archives of Clinical Psychiatry

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

TEIXEIRA, Paulo José Ribeiro  e  ROCHA, Fábio Lopes. Associação entre síndrome metabólica e transtornos mentais. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, n.1, pp. 28-38. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832007000100005.

CONTEXTO: A síndrome metabólica (SM) é um transtorno de alta prevalência na população geral. Estudos que demonstram haver associação positiva entre doenças mentais e diabetes melito e a constatação dos efeitos adversos metabólicos dos psicofármacos levantam a hipótese de que a prevalência seja ainda maior em pacientes psiquiátricos. OBJETIVO: O objetivo desta revisão é avaliar os estudos epidemiológicos sobre a associação entre os transtornos mentais e a SM ou seus componentes. MÉTODOS: Foi realizada busca nas bases Medline e Lilacs, com a inclusão no estudo de artigos que apresentaram dados epidemiológicos sobre SM ou seus componentes em populações psiquiátricas. RESULTADOS: Indivíduos com esquizofrenia ou transtornos esquizoafetivos apresentaram prevalência de SM variando entre 28,4% e 62,5%; um estudo com indivíduos esquizofrênicos mais jovens apresentou prevalência menor, de 19,4%, porém 3,7 vezes maior que a do grupo-controle. Um estudo avaliou pacientes com transtorno afetivo bipolar e verificou prevalência de 30%. Prevalência elevada foi encontrada em mulheres com história de depressão, mas não em homens. CONCLUSÃO: A prevalência de SM é elevada em pacientes com esquizofrenia e transtornos esquizoafetivos e em mulheres com história de depressão.

Palavras-chave : Síndrome metabólica; transtornos mentais; esquizofrenia; transtorno bipolar; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português