SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Fobia específica: um estudo transversal com 103 pacientes tratados em ambulatórioPsicoterapia em grupo de pacientes com transtorno afetivo bipolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083versão On-line ISSN 1806-938X

Resumo

PHEULA, Gabriel Ferreira  e  ISOLAN, Luciano Rassier. Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, n.2, pp.74-83. ISSN 1806-938X.  https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000200003.

CONTEXTO: O termo tratamentos baseados em evidências refere-se a intervenções que possuem evidência de eficácia em pesquisas empíricas. Tratamentos psicológicos baseados em evidências têm sido identificados como um objetivo principal nos Estados Unidos, e, atualmente, há uma clara orientação em direção à sua indicação para os transtornos psiquiátricos mais prevalentes. OBJETIVO: Revisar a efetividade de intervenções psicossociais para as principais formas clínicas dos transtornos mentais na infância e adolescência, e os desafios para a pesquisa em tratamentos baseados em evidência. MÉTODOS: Revisão bibliográfica do banco de dados Medline, de 1985 a 2005, e revisão de artigos encontrados em capítulos de livros e artigos de revisão. RESULTADOS: Psicoterapias com suporte empírico em depressão, ansiedade, transtornos do comportamento disruptivo e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. CONCLUSÃO: Houve um progresso importante na pesquisa em psicoterapia na infância e adolescência, que se reflete na quantidade de estudos e na identificação de tratamentos baseados em evidências. O desafio atual engloba a generalização de tais achados para a prática clínica.

Palavras-chave : Eficácia; psicoterapia; ensaios clínicos controlados; pesquisa em terapia na infância e adolescência; terapias com suporte empírico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons