SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue5Burnout syndrome and psychiatric disordersMajor depression and hormone suppression: response with nortriptiline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria Clínica

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

FERRAZ, Renata Barboza; TAVARES, Hermano  and  ZILBERMAN, Monica L.. Felicidade: uma revisão. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, n.5, pp. 234-242. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832007000500005.

CONTEXTO: A felicidade é uma emoção básica caracterizada por um estado emocional positivo, com sentimentos de bem-estar e de prazer, associados à percepção de sucesso e à compreensão coerente e lúcida do mundo. Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm se preocupado em desvendar as relações entre felicidade e saúde mental. OBJETIVO: Revisar criticamente a literatura científica que aborda o tema da felicidade, assim como as suas contribuições para a saúde mental e a psiquiatria. MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura por meio do indexador MedLine, utilizando-se dos unitermos: happiness, mental health, well-being, positive psychology, resilience, optimism, gratitude, quality of life, positive emotions, personality. RESULTADOS: Variáveis como origem, saúdes física e mental, religiosidade e determinadas características psicológicas se associam positivamente à felicidade. Não há evidências de que idade, gênero, estado civil, poder aquisitivo nem ocorrência de eventos externos (favoráveis ou não) se associem significativamente à felicidade. CONCLUSÃO: A felicidade é um fenômeno predominantemente subjetivo, estando subordinada mais a traços psicológicos e socioculturais do que a fatores externamente determinados. A identificação desses fatores é particularmente útil na subpopulação que é mais predisposta a doenças mentais, favorecendo o desenvolvimento de abordagens preventivas, com potencial repercussão nas áreas social e ocupacional.

Keywords : Felicidade; bem-estar; emoções positivas; saúde mental; psiquiatria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese