SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Sobrecarga de familiares de pacientes psiquiátricos atendidos na rede públicaO sono e os transtornos do sono na depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Archives of Clinical Psychiatry

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

COELHO, Cassiano Lara de Souza  e  AVILA, Lazslo Antonio. Controvérsias sobre a somatização. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, n.6, pp. 278-284. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832007000600004.

CONTEXTO: A somatização é freqüentemente encontrada nos diversos serviços de saúde e apresenta controvérsias quanto a sua abordagem, diagnóstico e encaminhamentos para tratamento. OBJETIVOS: Realizar uma revisão sistemática sobre o tema somatização, caracterizando como vem sendo discutido na literatura científica e empregado indiscriminadamente em diversos campos de atuação clínica. Pretendemos delimitar o conceito, demonstrando a necessidade de uma definição unívoca dessa classificação. MÉTODOS: Uma revisão da literatura foi conduzida nos indexadores Medline e Lilacs, entre os anos 2001 e 2004, com os termos somatização, transtornos somatoformes e medicina psicossomática. Propusemos categorias de conteúdo, de acordo com o tema principal associado ao conceito de somatização, priorizando questões sobre classificação. RESULTADOS: Encontramos contradições nas definições, usos e classificação da somatização. A maioria dos artigos do período (191) enfocava a somatização na psiquiatria, seguida por outras especialidades médicas (139), observando-se grande dispersão dos contextos e situações clínicas em que ela é empregada. CONCLUSÕES: Há premente necessidade de melhor entendimento dessa condição, muito freqüente em diferentes áreas médicas, que gera altos custos para os sistemas de saúde. Mais estudos sobre classificação são necessários no sentido de solucionar controvérsias, simplificar o diagnóstico e melhorar o manejo da somatização por parte dos profissionais da saúde.

Palavras-chave : Somatização; transtornos somatoformes; medicina psicossomática; classificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português