SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Controvérsias sobre a somatizaçãoDepressão vascular no idoso: resposta ao tratamento antidepressivo associado a inibidor das colinesterases índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083versão On-line ISSN 1806-938X

Resumo

CHELLAPPA, Sarah Laxhmi  e  ARAUJO, John Fontenele. O sono e os transtornos do sono na depressão. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, n.6, pp.285-289. ISSN 1806-938X.  https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000600005.

CONTEXTO: Os transtornos do sono são freqüentemente associados a um leque de transtornos psiquiátricos, sendo considerados uma característica inerente do transtorno depressivo. OBJETIVOS: Discorrer a cerca das atuais evidências sobre as investigações do sono e das alterações deste na depressão, além de alguns dos principais modelos teóricos propostos para explicar essas alterações. MÉTODOS: O levantamento da literatura médica foi feito nos seguintes bancos de dados: ISI e Medline. RESULTADOS: Diversos estudos constataram alterações no padrão eletroencefalográfico do sono em pacientes com depressão. Dentre os principais achados, estão alterações na continuidade e na duração do sono, diminuição das fases 3 e 4 do sono, menor latência do sono REM (rapid eye movements) e maior duração e densidade do primeiro período REM. Essa técnica tem atualmente uma utilidade limitada como ferramenta de diagnóstico na depressão. CONCLUSÕES: Embora os mecanismos fisiopatológicos das alterações do sono na depressão sejam complexos e de natureza multifacetada, os estudos do sono têm um importante papel na investigação da depressão, particularmente nas áreas de predição de resposta a tratamentos, prognóstico de recaídas e na investigação de modelos etiológicos.

Palavras-chave : Sono; transtornos do sono; distúrbios do início e da manutenção do sono; transtorno depressivo; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons