SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 suppl.2Fisiopatologia da esquizofrenia: aspectos atuaisEstudos farmacoeconômicos e carga da doença em esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psiquiatria Clínica

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

BARRETO, Eliza Martha de Paiva  e  ELKIS, Hélio. Evidências de eficácia da terapia cognitiva comportamental na esquizofrenia. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2007, vol.34, suppl.2, pp. 204-207. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832007000800011.

CONTEXTO: A terapia cognitiva comportamental (TCC) tem se mostrado uma das técnicas psicoterápicas de melhor eficácia utilizada no tratamento das psicoses. OBJETIVO: Os autores apresentarão os principais estudos clínicos, revisões sistemáticas e meta-análises nas quais a TCC foi utilizada no tratamento da esquizofrenia e em outros transtornos do espectro psicótico e também as principais técnicas utilizadas nestes estudos. MÉTODO: Revisão da literatura por meio de pesquisa no PubMed e Cochrane de estudos randomizados controlados e meta-análises. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Os estudos randomizados controlados e as meta-análises mostram que a TCC é eficaz na melhora de certos sintomas da esquizofrenia e pode representar uma alternativa terapêutica adjuvante para os casos refratários a antipsicóticos.

Palavras-chave : Terapia cognitiva comportamental; esquizofrenia; psicose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português