SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Neuropsychological rehabilitation: a behavioral reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

Print version ISSN 0101-6083On-line version ISSN 1806-938X

Abstract

CAMPIGOTTO, Kassia Fernanda et al. Detecção de risco de interações entre fármacos antidepressivos e associados prescritos a pacientes adultos. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35, n.1, pp.1-5. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832008000100001.

CONTEXTO: O uso de fármacos combinados para o tratamento de patologias diversas em psiquiatria tem aumentado progressivamente. Os antidepressivos estão envolvidos em diversas interações farmacológicas clinicamente importantes. OBJETIVO: Detectar risco de interações entre fármacos antidepressivos e associados prescritos a pacientes adultos. MÉTODOS: Pesquisa retrospectiva e descritiva foi desenvolvida em uma farmácia magistral da cidade de Cascavel, Paraná. Os dados foram coletados de 151 receituários médicos de pacientes adultos (19 anos ou mais), envolvendo fármacos antidepressivos e associados entre outubro e novembro de 2005. O estudo limitou-se às variáveis registradas no receituário médico (sexo, idade, fármaco antidepressivo e associado prescrito). RESULTADOS: A categoria de 31 a 40 anos de idade foi a mais freqüente (32,46%) e o sexo foi o feminino (64,90%). Os fármacos antidepressivos tricíclicos (ADT) e associados apresentaram um total de oito episódios de interações relativos ao grau de severidade, sendo quatro de grau moderado e quatro menor. Em relação aos fármacos antidepressivos inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS) e associados, o risco de ocorrência foi de 16 casos; quatro de severidade menor, dez moderada e dois maior. CONCLUSÃO: Os dados mostram que os pacientes com prescrição de fármacos ISRS e associados possuíam mais risco de interações de maior severidade, totalizando o dobro de interações em relação aos ADTs.

Keywords : Farmacoepidemiologia; interação de medicamentos; antidepressivo; farmácia; prescrição de medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License