Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)
versão impressa ISSN 0101-6083versão On-line ISSN 1806-938X
Resumo
DIAS, Fernando Machado Vilhena; KUMMER, Arthur; HOUNIE, Ana Gabriela e TEIXEIRA, Antônio Lúcio. Neurobiologia da síndrome de Tourette: a hipótese auto-imune pós-estreptocócica. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35, n.6, pp.228-235. ISSN 1806-938X. https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000600004.
CONTEXTO: A síndrome de Tourette (ST) caracteriza-se pela presença de tiques motores e pelo menos um tique fônico. Algumas semelhanças clínicas com a coréia reumática ou de Sydenham (CS) incentivaram a formulação da hipótese da existência de um grupo de transtornos neuropsiquiátricos associados a processo auto-imune decorrente de infecção estreptocócica (PANDAS). OBJETIVO: Revisar a literatura quanto às evidências em relação à hipótese de que mecanismos auto-imunes pós-estreptocócicos estão envolvidos na etiopatogênese da ST. MÉTODOS: Revisão sistemática na base de dados MedLine com os termos "Tourette", "tic", "PANDAS", "antibodies", "streptococcal" e "rheumatic". RESULTADOS: Retornaram 238 artigos da busca. Selecionaram-se 53 trabalhos, os quais tiveram suas referências bibliográficas também revisadas. São apresentados os resultados de estudos que avaliaram aspectos imunes na ST, incluindo anticorpos antiestreptocócicos e antinúcleos da base, e sua terapêutica imunebaseada, discutindo a validade do conceito de PANDAS. CONCLUSÕES: As evidências ainda não são satisfatórias no que tange a uma base auto-imune pós-estreptocócica para a ST. Um aprimoramento dos métodos investigativos e na seleção das amostras pode trazer maiores contribuições à questão.
Palavras-chave : Síndrome de Tourette; coréia de Sydenham; infecção estreptocócica; auto-imune; PANDAS; febre reumática; tiques.