SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 suppl.1The use of alcohol, tobacco and other drugs among Brazilian college studentsEffects of alcohol and illegal drugs on at-risk adolescents' behavior: a review of the scientific publications between 1997 and 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Archives of Clinical Psychiatry

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

DANTAS, Heloisa de Souza  and  ANDRADE, Arthur Guerra de. Comorbidade entre transtorno de estresse pós-traumático e abuso e dependência de álcool e drogas: uma revisão da literatura. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35, suppl.1, pp. 55-60. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832008000700012.

CONTEXTO: Pesquisas revelam uma alta comorbidade entre o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e o abuso e dependência de álcool e drogas (ADAD). OBJETIVOS: Descrever a natureza da associação entre TEPT e ADAD, as diferenças entre os gêneros feminino e masculino, bem como os principais tratamentos utilizados. MÉTODOS: Pesquisa bibliográfica entre os anos de 1995 e 2007 no PubMed, utilizando os termos "trauma" AND "alcohol", "trauma" AND "substance abuse", "trauma" AND "dependence", "trauma" AND "drugs", "posttraumatic stress" AND "alcohol", posttraumatic stress" AND "substance abuse", "posttraumatic stress" AND "dependence", "posttraumatic stress" AND "drugs". RESULTADOS: As seguintes hipóteses foram identificadas: 1) o abuso de substâncias aumenta os riscos para a ocorrência de TEPT em virtude de estilos de vida que expõem mais o sujeito à ocorrência de traumas e pelo fato de as drogas potencializarem as seqüelas do trauma; 2) o TEPT levaria ao aumento do uso de álcool e drogas acompanhado de possível abuso com o objetivo de aliviar sintomas decorrentes do transtorno. Conclusões: A identificação precoce da comorbidade entre o TEPT e o ADAD é fundamental para o bom prognóstico do paciente, bem como o atendimento adequado às vítimas de situações traumáticas para que sejam minimizadas as chances da ocorrência do TEPT.

Keywords : Transtorno de estresse pós-traumático; abuso e dependência de álcool e drogas; comorbidade; gênero; tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese