SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Association between different anthropometric indicators and body image perceptions in active elderlyFamily aspects of alcohol and drug-dependent adolescent girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Archives of Clinical Psychiatry

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

ARAUJO, Marcus Maximilliano; MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes  and  ROCHA, Fábio Lopes. Impulsividade e acidentes de trânsito. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2009, vol.36, n.2, pp. 60-68. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832009000200004.

CONTEXTO: As lesões por acidentes de trânsito são um problema de saúde pública e constituem uma das principais causa mortis de adultos jovens no mundo. OBJETIVO: Revisar resultados relevantes sobre a relação entre impulsividade e comportamentos de risco e acidentes de trânsito. MÉTODO: O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases MedLine, LILACS, Desastres, Cochrane Lybrary, no banco de teses da CAPES e PsycINFO, compreendendo o período de 1966 a 2006. RESULTADOS: Dos 11 estudos originais encontrados ("n" de 3806 indivíduos), seis abordaram a associação entre impulsividade e comportamento de risco no trânsito e cinco trataram da impulsividade e acidentes de trânsito. A associação entre impulsividade e correr por aventura foi observada em dois estudos e a correlação entre impulsividade e infrações em três. No desfecho acidentes, três autores mostraram associação e dois não. CONCLUSÕES: A impulsividade está associada ao comportamento de risco no trânsito, correr por aventura e infrações. A associação entre impulsividade e mais envolvimento em acidentes é controversa.

Keywords : Acidentes de trânsito; Condução de veículos; Comportamento impulsivo; Transtornos do controle de impulsos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese