SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Neuroprotective actions of vitamin C in rat striatum after pilocarpine-induced seizuresLongitudinal assessment of body image disturbances in patients with bulimia nervosa submitted to multidisciplinary treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria Clínica

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

MOREIRA, Andreza Giuliane Guimarães et al. Atividade física e desempenho em tarefas de funções executivas em idosos saudáveis: dados preliminares. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2010, vol.37, n.3, pp. 109-112. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832010000300003.

CONTEXTO: A atividade física parece exercer um efeito positivo sobre vários processos cognitivos em idosos. Entretanto, pouco se sabe sobre o impacto da atividade física sequencial, como a dança, sobre as funções executivas dos idosos. OBJETIVO: Avaliar a relação entre o tipo de atividade física praticada e o desempenho em tarefas de funções executivas em idosos. MÉTODOS: Participaram do estudo 35 idosos entre 60 e 69 anos de idade. O grupo controle (GC) foi composto por idosos sedentários; o grupo ativos (GA) foi composto por idosos praticantes de atividade física; o grupo dança (GD) foi composto por idosos praticantes de atividade física idêntica ao GA acrescido da prática de dança sênior. Após uma triagem inicial, todos os participantes foram submetidos a testes de funções executivas. RESULTADOS: Comparado aos demais grupos, o GD apresentou melhor desempenho em termos de (1) planejamento, medida essa observada no teste da Torre de Londres e (2) controle inibitório, por meio do teste de Stroop. CONCLUSÕES: Os resultados preliminares encontrados sugerem uma especificidade da atividade física sobre o desempenho de determinadas funções executivas. A perspectiva é de que com uma maior amostra esses achados sejam mantidos.

Keywords : Cognição; atividade física; dança; saúde; envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese