SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Transcultural adaptation into Portuguese language of the Cocaine Craving Questionnaire - Brief author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Archives of Clinical Psychiatry

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

VICTORIA, Mara Sizino d  and  FONTENELLE, Leonardo F.. A construção de um novo instrumento para avaliar correlatos implícitos dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo: primeira versão do Teste de Associação Implícita. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2010, vol.37, n.5, pp. 179-194. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832010000500001.

CONTEXTO: A inexistência de uma medida implícita para sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) limita a avaliação às escalas e aos inventários tradicionais. OBJETIVOS: O objetivo foi construir um instrumento de avaliação de sintomas obsessivo-compulsivos que independa da autoavaliação pelo examinando [por exemplo, o Teste de Associação Implícita para transtorno obsessivo-compulsivo (TAI-TOC)]. MÉTODOS: A fim de construir o TAI-TOC, foram consultados (1) estudos anteriores que utilizaram o TAI para avaliação de outros sintomas psiquiátricos, (2) psiquiatras e psicólogos com experiência na avaliação e tratamento de pacientes com TOC e (3) os próprios pacientes com TOC. RESULTADOS: Estímulos verbais e visuais foram selecionados para cada dimensão dos sintomas obsessivo-compulsivos (contaminação e lavagem, obsessões de checagem, simetria e colecionismo). Um software projetado para mensurar o tempo de reação em milissegundos (um programa para associação implícita) foi desenvolvido. Uma versão final do TAI-TOC foi obtida. CONCLUSÕES: O TAI-TOC expande o arsenal existente para avaliação dos sintomas obsessivo-compulsivos, especialmente naqueles indivíduos que informam mal sobre seus sintomas.

Keywords : Transtorno obsessivo-compulsivo; memória implícita; Teste de Associação Implícita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese