SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Construct reliability and validity of the Portuguese version of the Adult ADHD Quality of Life Questionnaire (AAQoL)Selection of visual stimuli for the Implicit Association Test for the Obsessive-Compulsive Disorder (IAT-OCD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria Clínica

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

MOREIRA, Lafaiete et al. Estudo Normativo do Token Test versão reduzida: dados preliminares para uma população de idosos brasileiros. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2011, vol.38, n.3, pp. 97-101. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000300003.

INTRODUÇÃO: A preservação das habilidades de compreensão da fala nos idosos está correlacionada com a preservação das funções cognitivas. Essa habilidade é característica fundamental para a comunicação e sua avaliação possibilita a identificação de déficits cognitivos mais específicos, além de facilitar o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais precoces e eficientes. OBJETIVO: Disponibilizar normas contemporâneas para a utilização de um instrumento de avaliação da compreensão verbal, o Token Test, para idosos brasileiros saudáveis. MÉTODO: Uma amostra com 120 idosos (76 mulheres), com médias de 71,1 anos para idade e de 6,9 anos de educação formal para escolaridade, foi avaliada utilizando o Miniexame do Estado Mental, para identificação da existência de comprometimento cognitivo, e o Token Test, para avaliação da compreensão da fala. RESULTADOS: Foram encontradas correlações significativas (p < 0,01) entre o escore do Token Test e a educação formal e a idade, os quais corresponderam respectivamente a 5% e 21% da variância compartilhada. Tais variáveis foram consideradas nas tabelas normativas. CONCLUSÃO:Nossos dados indicam que as normas disponibilizadas aqui são suficientemente representativas. Este trabalho abre caminho para estudos futuros de comparação entre o desempenho no Token Test de idosos saudáveis e daqueles em processos de declínio cognitivo.

Keywords : Compreensão verbal; funções cognitivas; avaliação; Token Test.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese