SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número5O estigma atribuído pelos psiquiatras aos indivíduos com esquizofreniaInfluência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psiquiatria Clínica

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

TOLEDO, Edson Luiz et al. Adaptação transcultural da Massachusetts General Hospital (MGH) Hairpulling Scale para o idioma português (Brasil). Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2011, vol.38, n.5, pp. 178-183. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000500002.

CONTEXTO: A tricotilomania (TTM) caracteriza-se pelo ato de arrancar, de forma recorrente, os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alívio de tensão, acarretando perda capilar perceptível. A Massachusetts General Hospital (MGH) Hairpulling Scale é um instrumento utilizado recentemente em muitos estudos para avaliar sintomas de TTM. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo adaptar essa escala para o idioma português. MÉTODOS: Envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retradução; (3) revisão técnica e avaliação das equivalências semântica e conceitual por especialistas em saúde mental; (4) avaliação do instrumento por estudantes, por meio da avaliação do grau de compreensão e (5) análise da consistência interna do instrumento pelo coeficiente alfa de Cronbach. RESULTADOS: O instrumento foi traduzido e adaptado para o idioma português. Demonstrou ser de fácil compreensão e o valor da consistência interna correspondeu a 0,96. CONCLUSÃO: O instrumento encontra-se traduzido e adaptado para o idioma português. São necessárias análises de equivalência de mensuração e reprodutibilidade.

Palavras-chave : Tricotilomania; adaptação transcultural; escalas; psicometria; estudos de validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português