SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Qualidade de vida e consumo de alcoólicos em hepatopatas do sexo masculinoFidedignidade e validade de construto do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey em idosos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psiquiatria Clínica

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

MARTINI, Larissa Campagna; ATTUX, Cecília; BRESSAN, Rodrigo Affonseca  e  MARI, Jair de Jesus. Adaptação cultural, validade e confiabilidade da versão brasileira do Inventário de Habilidades de Vida Independente: versão do paciente (ILSS-BR/P), na esquizofrenia. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 12-18. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832012000100003.

CONTEXTO: Existe uma forte associação entre um bom funcionamento psicossocial e a habilidade de realizar tarefas diárias em pacientes com esquizofrenia. Instrumentos válidos tornam-se cada vez mais necessários para avaliar o desempenho desses pacientes nas atividades de vida independente. OBJETIVO: Avaliar as propriedades psicométricas do Inventário de Habilidades de Vida Independente - versão do paciente (ILSS-BR/P) em portadores de esquizofrenia. MÉTODOS: Confiabilidade foi avaliada pelo teste-reteste, entre observadores e consistência interna. Além disso, a validade de construto, discriminante e concorrente, foi avaliada. RESULTADOS: Cinquenta pacientes foram incluídos no estudo entre observadores, com 64,4% de concordância entre as respostas e uma variação de 0,80-0,99 do Coeficiente de Correlação Intraclasses (ICC). Quarenta e seis pacientes participaram do teste-reteste, e o ICC variou de 0,84-0,94, com 44,3% de concordância. A consistência interna apresentou bom resultado (0,23-0,98). Cento e sessenta pacientes participaram da validação. Na validade discriminante, as mulheres apresentaram desempenho superior no escore global e em cinco subescalas quando comparadas aos homens. A validade concorrente confirmou a especificidade das dimensões da escala, comparando a ILSS com a PANSS, Calgary, CGI, GAF, WHOQOL e Autoestima de Rosemberg. CONCLUSÃO: A ILSS-BR/P é um instrumento de pesquisa válido e confiável para avaliar o funcionamento social desses pacientes.

Palavras-chave : ILSS; validade; confiabilidade; esquizofrenia; vida independente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês