SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Alcohol consumption and binge drinking among health college studentsEvaluation of semantic equivalence and internal consistency of a Portuguese version of the Internet Addiction Test (IAT) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Archives of Clinical Psychiatry

Print version ISSN 0101-6083

Abstract

LEITE, Priscilla Lourenço et al. Validação e aferição de fidedignidade da versão brasileira da Compulsive Buying Scale. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2012, vol.39, n.3, pp. 100-105. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832012000300006.

INTRODUÇÃO: A Escala de Compras Compulsivas (CBS) é um instrumento breve e de fácil aplicação, que visa avaliar as principais dimensões do transtorno das compras compulsivas, centrando-se no controle dos impulsos. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo validar e aferir a fidedignidade da versão brasileira da Escala de Compras Compulsivas (CBS). MÉTODOS: Para validade de construto, foi realizada análise fatorial com extração dos componentes principais e rotação Varimax. A correlação entre a escala CBS e as medidas de depressão e ansiedade, assim como do transtorno obsessivo-compulsivo, foi avaliada por meio do coeficiente de Pearson, para estudo da validade convergente e divergente. A consistência interna foi aferida por meio do coeficiente alfa de Cronbach. RESULTADO: A CBS apresentou bons parâmetros psicométricos, sendo considerada válida e fidedigna em sua versão brasileira. No que concerne às correlações, a CBS apresenta uma correlação inversamente proporcional com outras escalas diagnósticas para o transtorno das compras compulsivas, indicando, portanto, ser um excelente instrumento de aferição dessa desordem. A CBS apresentou alto coeficiente alfa de Cronbach (0,86), demonstrando boa confiabilidade. CONCLUSÃO: Embora seja uma escala curta, com poucos itens, a versão brasileira da escala de compras compulsivas apresenta boas propriedades psicométricas, apresentando-se como um importante instrumento para avaliação desse construto.

Keywords : Comportamento compulsivo; psicometria; escalas de graduação psiquiátrica; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese