SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Reconhecimento emocional de faces na esquizofrenia: resultados preliminares do programa de realidade virtual para o reconhecimento emocional de facesÉ possível identificar indivíduos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer usando uma bateria neuropsicológica de 30 minutos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

FREIRE, Rafael C.  e  NARDI, Antonio E.. Pacientes com subtipo respiratório do transtorno de pânico são mais vulneráveis ao uso de tabaco, álcool ou outras substâncias?. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2013, vol.40, n.4, pp.135-138. ISSN 0101-6083.  https://doi.org/10.1590/S0101-60832013000400002.

CONTEXTO: Estudos anteriores têm mostrado associações entre o transtorno de pânico (TP) e o uso de tabaco, álcool e substâncias ilícitas. É conhecido que transtornos de uso de substâncias interferem negativamente no prognóstico de transtornos de ansiedade e depressão. No subtipo respiratório (SR) do TP há mais história familiar de TP e maior risco de comorbidades com transtornos de ansiedade. OBJETIVOS: Descrever os padrões de uso de tabaco, álcool e outras substâncias em pacientes com TP. Além disso, analisar se pacientes do SR usam mais essas substâncias do que os pacientes do subtipo não respiratório. MÉTODOS: Esse foi um estudo transversal com 71 pacientes com TP. As escalas Alcohol Use Disorders Identification Test e Fagerstrom Tobacco Questionnaire foram aplicadas. Pacientes com quatro ou cinco sintomas respiratórios foram considerados no SR, e os demais pacientes foram considerados como do subtipo não respiratório. RESULTADOS: Na amostra estudada, 31,0% dos pacientes eram fumantes, 11,3% faziam uso perigoso de álcool e nenhum fazia uso de substâncias ilícitas. Não houve diferença entre os subtipos respiratório e não respiratório em relação a tabagismo, uso de álcool, cannabis, cocaína, estimulantes e alucinógenos. CONCLUSÃO: O SR não foi correlacionado com o uso de tabaco, álcool ou drogas ilícitas. Mais estudos clínicos e epidemiológicos focando a relação entre o TP e uso de substâncias são necessários.

Palavras-chave : Transtorno de pânico; agorafobia; subtipo respiratório; tabagismo; transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons