SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relações entre queixas de memória, sintomas depressivos e desempenho cognitivo em idosos residentes na comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

TABELEAO, Viviane Porto; TOMASI, Elaine  e  QUEVEDO, Luciana de Ávila. Sobrecarga de familiares de pessoas com transtorno psíquico: níveis e fatores associados. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2014, vol.41, n.3, pp.63-66. ISSN 0101-6083.  https://doi.org/10.1590/0101-60830000000012.

Contexto

Estudos têm mostrado que a sobrecarga gerada no cuidado de pacientes psicóticos está associada com uma redução importante na qualidade de vida, trazendo danos à saúde do cuidador.

Objetivo

Com objetivo de verificar fatores associados e comparar níveis de sobrecarga de cuidadores com a psicopatologia do paciente, foi realizado um estudo transversal com 435 cuidadores principais de usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Pelotas, RS.

Métodos

Os usuários foram identificados por meio de prontuários e seus familiares foram entrevistados posteriormente em suas residências. Para avaliar a sobrecarga, foi utilizada a Zarit Burden Interview (ZBI).

Resultados

Cuidadores de usuários dependentes de álcool e drogas apresentaram as médias mais altas de sobrecarga, 52,2 pontos (dp = 20,4), seguidos dos cuidadores com risco de suicídio, 48,5 pontos (dp = 0,7). Na análise ajustada, mulheres tiveram 8,2 (IC 95%: 4,6, 11,8) pontos a mais na média do ZBI do que os homens. Cuidadores com menor escolaridade apresentaram 1,6 (IC 95%: -3,1, -1,0) pontos a menos na média de sobrecarga comparados aos com maior grau de instrução. Cuidadores com algum problema de saúde tiveram 6,7 (IC 95%: 3,3, 10,0) pontos a mais na média do ZBI comparado àqueles sem nenhuma doença.

Conclusões

Vários fatores de sobrecarga indicam claramente a necessidade de se desenvolverem intervenções, como a psicoeducação, que possam dar algum tipo de apoio ao familiar responsável pelo cuidado.

Palavras-chave : Cuidadores de pacientes psiquiátricos; sobrecarga; Zarit Burden Interview.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )