SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Relações entre queixas de memória, sintomas depressivos e desempenho cognitivo em idosos residentes na comunidadeConhecimento dos cuidadores acerca do risco cerebrovascular de pacientes com síndrome demencial da doença de Alzheimer em São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

BARBOSA, Luana Porto et al. Relação entre depressão materna como fator de risco para trauma na infância e transtornos de humor em jovens. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2014, vol.41, n.3, pp.72-76. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-60830000000014.

Contexto

Depressão materna pode ser um fator de risco para trauma na infância (TI), com consequente desenvolvimento de transtornos de humor (TH) em seus filhos na vida adulta.

Objetivo

Verificar a relação entre depressão materna (como fator de risco para TI) e TH em jovens.

Métodos

A amostra foi composta de 164 jovens adultos e suas mães. A depressão materna foi identificada por meio do Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I.). Transtornos de humor nos jovens foram confirmados pela entrevista estruturada para o DSM-IV (SCID), enquanto o TI foi avaliado pelo Questionário de Trauma na Infância (CTQ).

Resultados

No grupo de jovens com TH, indivíduos que tiveram mães deprimidas apresentaram escores médios de TI mais altos em comparação aos que não tinham mães com depressão (p < 0,05). Trauma na infância também esteve associado com classes sociais desfavorecidas (p < 0,05). No grupo de jovens sem TH, a única variável associada ao TI foi o (não) trabalho do jovem (p < 0,05).

Conclusões

A depressão materna foi considerada fator de risco para TI e TH nos jovens. Portanto, prevenir e tratar transtornos psiquiátricos maternos pode diminuir o risco de trauma infantil no filho e, por consequência, evitar efeitos negativos na vida adulta da prole.

Palavras-chave : Transtornos de humor; trauma na infância; depressão materna.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )