SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Conhecimento dos cuidadores acerca do risco cerebrovascular de pacientes com síndrome demencial da doença de Alzheimer em São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083

Resumo

LEMOS, Igor Lins; ABREU, Cristiano Nabuco de  e  SOUGEY, Everton Botelho. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: um enfoque cognitivo-comportamental. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2014, vol.41, n.3, pp.82-88. ISSN 0101-6083.  https://doi.org/10.1590/0101-60830000000016.

Contexto

Enquanto diversos benefícios são atribuídos à Internet e aos jogos eletrônicos, uma importante parcela da população apresenta sintomas relacionados a possíveis novas dependências tecnológicas, e pouca discussão tem ocorrido sobre o tratamento do uso problemático de tecnologia. Embora a demanda por conhecimento esteja crescendo, apenas um pequeno número de tratamentos tem sido descrito.

Objetivo

Conduzir uma revisão sistemática da literatura e estabelecer a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como uma estratégia possível para o tratamento da dependência de Internet e de jogos eletrônicos.

Método

A revisão foi conduzida nos seguintes bancos de dados: Science Direct on Line, PubMed, PsycINFO, Cochrane Clinical Trials Library, BVS e SciELO. As palavras-chave utilizadas foram: Terapia Cognitivo-Comportamental; terapia; tratamento; com associação aos termos Dependência de Internet e dependência de jogos eletrônicos. Dada a escassez de estudos no campo, não foram feitas restrições quanto ao período mínimo de publicação, de modo que os artigos encontrados até outubro de 2013 foram contabilizados.

Resultados

Dos 72 artigos encontrados, 23 descreveram a TCC como uma psicoterapia para a dependência de Internet e de jogos eletrônicos. Os manuscritos mostraram a existência de estudos de caso e protocolos com eficácia satisfatória.

Conclusões

Apesar da novidade das dependências tecnológicas, a TCC parece ser aplicável e permite um tratamento eficaz para esta população.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; tratamento; transtorno do jogo pela Internet; dependência de Internet; dependência de jogos eletrônicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )