SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número110O fenômeno da pluriatividade no meio rural: atividade agrícola de base familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Serviço Social & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-6628

Resumo

NAKATANI, Paulo; FALEIROS, Rogério Naques  e  VARGAS, Neide César. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira . Serv. Soc. Soc. [online]. 2012, n.110, pp. 213-240. ISSN 0101-6628.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282012000200002.

Objetiva-se reconstituir a trajetória da questão fundiária (e agrária) na experiência de maior concentração de riqueza e recursos vivenciada no âmbito do sistema capitalista, partindo-se da premissa de que a crescente desigualdade do modelo brasileiro passa necessariamente pela questão agrária. Num segundo momento, procede-se à análise dos limites atualmente colocados a qualquer possibilidade de uma Reforma Agrária ampla e estrutural, dados pelo avanço do agronegócio nos últimos dez anos, pela desmobilização política de parcela significativa da sociedade no que se refere a esta questão e pelos próprios limites estruturais da economia brasileira nos quadros da globalização financeira. O texto será dividido em seis sessões: a) colonização e origens do latifúndio; b) O modelo agroexportador e a ruptura incompleta; c) a questão agrária e a industrialização brasileira; d) a questão agrária e o agronegócio; e) os limites da reforma agrária na contemporaneidade; f) considerações finais.

Palavras-chave : Questão agrária; Reforma Agrária; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português