SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número127A precarização do trabalho em foco: rebatimentos para os assistentes sociais do Judiciário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Serviço Social & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-6628versão On-line ISSN 2317-6318

Resumo

MORAES, Carlos Antonio de Souza. O Serviço Social brasileiro na entrada do século XXI: considerações sobre o trabalho profissional. Serv. Soc. Soc. [online]. 2016, n.127, pp.587-607. ISSN 0101-6628.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.087.

Este artigo analisa o Serviço Social brasileiro na entrada do século XXI, refletindo a respeito das mudanças do capitalismo contemporâneo e de suas implicações para o trabalho profissional. Objetiva discutir como os assistentes sociais têm se posicionado no plano teórico-prático/interventivo e ético-político/organizativo, na tentativa de enfrentar essa realidade, defender seus valores e responder, enquanto trabalhadores assalariados dotados de estatuto intelectual, às exigências impostas pela sociedade capitalista e às necessidades sociais dos sujeitos sociais.

Palavras-chave : Neoliberalismo do século XXI; Serviço Social; Trabalho profissional; Mercado de trabalho; Instituições empregadoras; Condição assalariada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )