SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12880 anos do Serviço Social brasileiro: conquistas históricas e desafios na atual conjuntura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Serviço Social & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-6628versão On-line ISSN 2317-6318

Resumo

IAMAMOTO, Marilda Villela. 80 anos do Serviço Social no Brasil: a certeza na frente, a história na mão. Serv. Soc. Soc. [online]. 2017, n.128, pp.13-38. ISSN 0101-6628.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.091.

O texto versa sobre o tema central do XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em setembro de 2016, em Pernambuco. Contextualiza o Serviço Social em tempos de crise econômica e política no país, com ampla investida contra o legado de direitos dos trabalhadores e avanço na privatização da coisa pública, salientando distintas formas de resistência de segmentos organizados de trabalhadores contra as desigualdades e disparidades sociais. Apresenta um quadro da situação atual do trabalho e formação acadêmica no Serviço Social brasileiro e efetua uma retrospectiva dessas oito décadas de seu desenvolvimento e renovação crítica. Registra alguns desafios ao Serviço Social em tempos de crise e conclui afirmando a necessidade de qualificar o exercício profissional, de retomar o trabalho de educação de base no apoio à organização e aos movimentos dos trabalhadores na defesa dos direitos conquistados e da democracia.

Palavras-chave : História do Serviço Social no Brasil; Fundamentos do Serviço Social; Trabalho profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )