SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71The man anatomy is the key to the monkey anatomy: the dialectics in Vigotski and in Marx and the issue about objective knowledge in school educationThe place of emotions in the psychic social constitution: Vygotsky's contribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

GOES, Maria Cecília Rafael de. A formação do indivíduo nas relações sociais: contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.71, pp. 116-131. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000200005.

Este trabalho examina o Manuscrito "Psicologia Humana Concreta", de Lev Vigotski, com o propósito de assinalar o vigor dos argumentos do autor sobre o papel fundante das relações sociais na formação do indivíduo. O foco é posto nas passagens do texto que são mais pertinentes à construção recíproca do "eu" e do "outro". Na abordagem desse tema, são exploradas algumas proposições de Pierre Janet, já que ele é uma das importantes referências que Vigotski inclui no Manuscrito. Em seguida, as contribuições desses teóricos são ilustradas através de análises de um estudo de elaborações sobre o eu e o outro, no jogo imaginário em crianças. Finalmente, são destacadas as perspectivas profícuas que o Manuscrito oferece para a investigação atual, bem como as complexas questões que ele deixa em aberto.

Keywords : Relações sociais; relação eu-outro; Vigotski; Pierre Janet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese