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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.73, pp. 182-205. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000400012.

Este artigo visa apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica que, especialmente, no pensamento de T. W. Adorno, postula a interpretação e a transformação da sociedade e do conhecimento por ela produzido como premissa básica de uma educação emancipatória. A crítica ao positivismo, a constatação das antinomias entre cultura e administração são instrumentos para a análise do construtivismo, da discussão sobre democratização do ensino e das formulações que estabelecem ligações imediatas entre relações interpessoais e democracia.

Keywords : Teoria Crítica; educação; sociologia da educação; democratização do ensino; crítica ao positivismo.

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