SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue76From children citizen to the end of childhoodEducation: from human training to the construction of ethical subjcts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

OLIVEIRA, Renato José de. Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.76, pp. 212-231. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000300012.

Considerando que a ética na escola e a formação do caráter do aluno têm sido discutidas em todo mundo, este artigo trata o tema com base em três eixos. O primeiro apresenta algumas visões filosóficas de ética e de moral, buscando investigar se as distinções teóricas têm ou não significado social. O segundo eixo se relaciona aos fundamentos da ética e da moral como disciplinas práticas. A principal questão colocada é: os princípios gerais devem legitimar os juízos de valor éticos/morais ou vice-versa? Finalmente, é abordado o papel cumprido pela escola na formação ética/moral do cidadão. Certas concepções educacionais como a de Comênio, a de Dewey e também as práticas pedagógicas homogeneizadoras, assim como as propostas relativas à ética presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são discutidas.

Keywords : Ética na escola; Formação do caráter; Princípios éticos/morais; Argumentação; Parâmetros Curriculares Nacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese