SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Teacher education forums in brazilian universities: Constructing alternatives for preservice teacher educationAone and only schooling system: The challenge of constructing and widening the public sphere of rights in Mato Grosso's public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

HAMILTON, David. O revivescimento  da aprendizagem?. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.78, pp.187-198. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000200011.

Este artigo é uma provocação. Ele focaliza a sociedade da aprendizagem, sua substância e retórica. Os protagonistas da sociedade da aprendizagem defendem a idéia de que a escolaridade está morrendo e que a educação deveria passar por uma reengenharia. Propõe uma nova infra-estrutura em torno do conceito de aprendizagem em linha. Entretanto, essa visão da sociedade da aprendizagem padece de, pelo menos, três defeitos. Primeiro, ela pressupõe que se pode transmitir tudo o que se pode imaginar; segundo, que fazer alguma coisa funcionar é tão simples como conceber uma infra-estrutura; e, finalmente, que a sociedade da aprendizagem pode se libertar das relações de poder que marcaram seus predecessores.

Keywords : Sociedade da aprendizagem; Aprendizagem em linha; Milenarismo; Poder; Empoderamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License