SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número80Structural changes in the capitalism and educational policies under Fernando Henrique Cardoso's administration: the case of medical teachingThe Brazilian elementary educational system: the hitch in assessment? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educação & Sociedade

versión impresa ISSN 0101-7330

Resumen

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.80, pp. 234-252. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008000012.

O presente artigo propõe-se a discutir as políticas educacionais implementadas no Brasil nos anos 90, do século XX, no que concerne à educação superior. Nessa ótica, parte da compreensão de que tais políticas são demarcadas por opções e interesses sociopolíticos articulados às mudanças no cenário contemporâneo, que se traduzem na apreensão das determinantes históricas que balizam o processo de reforma do Estado brasileiro. Essa lógica implica alterações no campo das políticas públicas, especialmente das políticas sociais, na medida em que estão em curso propostas e projetos que se configuram pela minimização do papel do Estado, marcado pela interpenetração das esferas pública e privada em detrimento da primeira. As políticas para a educação superior, nesse cenário, são analisadas indicando-se seus paradoxos e seus desdobramentos efetivos no que concerne aos processos de diversificação e diferenciação institucional, sistema de avaliação, expansão e privatização desse nível de ensino.

Palabras llave : Reforma do Estado; Avaliação da educação superior; Diversificação e diferenciação institucional; Expansão; Massificação; Privatização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués