SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue80The Brazilian curricular directives for childhood education in the context of the brazilian educational reformBrazilian curricular directives and parameters for elementary education: the participation of state political authorities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SANTOS, Luciola Licinio de C. P.. Políticas públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional De Avaliação (SAEB). Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.80, pp. 346-367. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008000017.

Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas para as séries iniciais do ensino fundamental. A primeira parte volta-se para a discussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscando abordá-los com base na discussão sobre as repercussões das reformas curriculares na prática pedagógica das escolas. A seguir é discutido o significado das estatísticas educacionais e que tipo de resultado ou de conseqüência elas trazem para a educação. O foco é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e seus limites para a avaliação da educação. A conclusão constitui-se em uma carta ao ministro da Educação, problematizando-se os desencontros entre as políticas públicas e a realidade da educação.

Keywords : Proposta curricular; Inovação; Parâmetros Curriculares Nacionais; SAEB; Políticas educacionais; Avaliação e estatísticas educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese