SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83The negative moral philosophy of Theodor W. AdornoEthical impasses in education today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

ZUIN, Antonio A. S.. Sobre a atualidade dos tabus com relação aos professores. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp.417-427. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200005.

Este texto tem como objetivo argumentar que as atuais representações aversivas dos alunos com relação aos seus mestres, os chamados tabus, são decorrentes da violência simbólica que o professor exerce sobre o aluno, com ênfase na universidade. E se a atitude violenta causa inicialmente uma sensação de mal-estar, logo é identificada como algo "inerente" ao processo de ensino-aprendizagem. Tal violência torna-se valorizada tanto pelos professores quanto pelos alunos que se identificam com o professor na figura do agressor, sendo que tais alunos procuram encontrar oportunidades para poder se desforrar do ressentimento que foi engendrado nas relações cotidianas com seus mestres.

Keywords : Tabus; Professores; Ressentimento; Representações aversivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License