SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83The negative moral philosophy of Theodor W. AdornoEthical impasses in education today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

ZUIN, Antonio A. S.. Sobre a atualidade dos tabus com relação aos professores. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 417-427. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200005.

Este texto tem como objetivo argumentar que as atuais representações aversivas dos alunos com relação aos seus mestres, os chamados tabus, são decorrentes da violência simbólica que o professor exerce sobre o aluno, com ênfase na universidade. E se a atitude violenta causa inicialmente uma sensação de mal-estar, logo é identificada como algo "inerente" ao processo de ensino-aprendizagem. Tal violência torna-se valorizada tanto pelos professores quanto pelos alunos que se identificam com o professor na figura do agressor, sendo que tais alunos procuram encontrar oportunidades para poder se desforrar do ressentimento que foi engendrado nas relações cotidianas com seus mestres.

Keywords : Tabus; Professores; Ressentimento; Representações aversivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese