SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Taboos against teachers todaySchematism and semi-erudition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

LASTORIA, Luiz A. Calmon Nabuco. Impasses éticos na educação hoje. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 429-440. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200006.

O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo "doutrina da vida reta" que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

Keywords : Ética; Educação; Aristóteles; Adorno; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese