SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Ethical impasses in education todayAdorno, semi-formation and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

DUARTE, Rodrigo. Esquematismo e semiformação . Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 441-4557. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200007.

Este artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a concepção, de Adorno, da "Teoria da semiformação" e sua sugestão (juntamente com Horkheimer), na Dialética do esclarecimento, de que a indústria cultural usurpa dos indivíduos a capacidade de "esquematizar", isto é - de acordo com o ponto de vista kantiano na Crítica da razão pura -, referir sua percepção sensível a conceitos fundamentais. Já que no capítulo da Dialética do esclarecimento sobre a indústria cultural os autores não desenvolvem essa idéia, tento encontrar um desenvolvimento dela na parte intitulada "Elementos do anti-semitismo", particularmente na seção sobre a "falsa projeção". É possível mostrar, então, que a mesma concepção de semiformação, que na Dialética do esclarecimento liga a teoria sobre o anti-semitismo com a crítica à indústria cultural, poder ser considerada um conceito aplicado às questões educacionais.

Keywords : Theodor Adorno; Max Horkheimer; Immanuel Kant; Teoria crítica da sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese