SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Schematism and semi-eruditionAdorno and the musical education through radio broadcasts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

MAAR, Wolfgang Leo. Adorno, semiformação e educação. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 459-475. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200008.

Semiformação (Halbbildung) é a determinação social da formação na sociedade contemporânea capitalista. Na perspectiva de Adorno, a sociedade deve ser apreendida em seu processo de reprodução material como reificação, mediação socialmente invertida. Cabe à teoria ir além do momento subjetivo da coisificação, ao decifrar as determinações objetivas da subjetividade. Não basta só revelar o sujeito por trás da reificação: ele é também socialmente determinado na adequação ao vigente, como sujeito que se sujeita e não experiencia as contradições sociais da produção efetiva da sociedade, ocultas ideologicamente na ordem social imposta pela indústria cultural. A educação não é idealista, para a emancipação, mas dialeticamente baseada na crítica à semiformação real e se orienta por possibilidades presentes, embora não concretizadas, na experiência das contradições da formação social efetiva.

Keywords : Adorno; Formação (Bildung); Indústria cultural; Dialética materialista; Fetichismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese