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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

BRANDAO, Zaia  e  LELLIS, Isabel. Elites acadêmicas e escolarização dos filhos. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp.509-526. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200011.

Este artigo é o resultado de uma pesquisa do SOCED/PUC-RIO sobre as relações das elites acadêmicas com a escolarização dos filhos que cursam o ensino fundamental. Foi desenvolvida com base em um survey com 110 professores de uma tradicional universidade privada do Brasil. Fundamentada nas referências de Pierre Bourdieu e situando a população estudada no contexto da população brasileira (Pesquisa de Padrões de Vida/IBGE-1998) e no contexto dos professores universitários no Brasil (dados do INEP/MEC), a pesquisa oferece interessantes resultados para a discussão das estratégias educativas dessas elites. Um importante subproduto da pesquisa está nas questões levantadas sobre o fundamento empírico do conceito de capital cultural.

Palavras-chave : Elites e escolas; Trajetórias escolares; Herança social; Práticas culturais e escolarização.

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