SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Sociology of education in France: a productive courseTacit knowledge and school knowledge in teachers' education (why Donald Schön didn't understand Luria) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

MARQUES, Luciana Rosa. O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 577-597. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200014.

O trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.

Keywords : Projeto político-pedagógico; Conselho Escolar; Representações sociais; Autonomia; Democracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese