SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83The political pedagocical project and the construction of school autonomy and democracy in the social representations of the school councilorsTraditions and contradictions in the Brazilian postgraduate studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 601-625. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200015.

O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.

Keywords : Formação de professores; Epistemologia da prática; Professor reflexivo; Conhecimento tácito; Conhecimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese