SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Tacit knowledge and school knowledge in teachers' education (why Donald Schön didn't understand Luria)Knowing one's own talents: public school youngsters in the research institutions of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SANTOS, Cássio Miranda dos. Tradições e contradições da pós-graduação no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 627-641. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200016.

O presente artigo discute o modelo brasileiro de pós-graduação. Dentre vários aspectos são enfocados o caráter dependente dos cursos de mestrado no tocante à produção científica e a forte influência do modelo norte-americano de pós-graduação na estruturação do modelo brasileiro. É tratada também a problemática da incompatibilidade dos títulos pós-graduados conseguidos no Brasil e em instituições estrangeiras, assim como a questão do rigor dos mestrados acadêmicos brasileiros cujas exigências são compatíveis com doutorados de outros países.

Keywords : Pós-graduação; Mestrado; Doutorado; Dissertação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese