SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Traditions and contradictions in the Brazilian postgraduate studiesEducation, prevention and drugs: results and unfolding of the evaluation of an educational game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

AMANCIO, Ana Maria  and  NEVES, Rosa Maria Corrêa das. Conhecendo seus próprios talentos: jovens de escolas públicas em instituições de pesquisa no Rio de Janeiro. Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 645-658. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200017.

Intervenções educativas com a juventude merecem ser sempre analisadas e é isto a que nos propomos neste artigo. Trazemos uma reflexão que inicia por uma demarcação fundamental sobre como entendemos o jovem. Seguimos pela apresentação de um projeto específico - Jovens Talentos -, iniciação à ciência dirigida à parcela de estudantes da escola pública no estado do Rio de Janeiro, para que realizem atividades científicas, sob orientação de um pesquisador, freqüentando um determinado laboratório. Procuramos analisar como os que passam por essa experiência indicam compreendê-la. Essa iniciativa foi percebida como fundamental em questões relativas à independência e à autonomia do estudante, mostrando a relevância de ações educativas dirigidas a jovens.

Keywords : Juventude; Autonomia; Iniciação à pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese