SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue83Education, prevention and drugs: results and unfolding of the evaluation of an educational game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

LEANDRO, Anita. Lições de roteiro, por JLG . Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83, pp. 659-678. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200019.

Se ao roteiro escrito cabe o mérito de ter permitido o apogeu do cinema clássico hollywoodiano e os grandes momentos de diálogo do cinema francês, a tradição de escrever previamente o que se vai filmar é, em contrapartida, responsável pela hegemonia de narrativas fechadas, de tipo aristotélico, baseadas na identificação psicológica, narrativas que já trazem em si a solução dos problemas apresentados e que, por isso mesmo, inibem uma relação didática do espectador com o filme. A partir da análise de um roteiro construído com imagens e sons, Roteiro do filme "Paixão" (Godard, 1982), avaliamos aqui as contribuições de uma escrita dessa natureza para uma participação ativa do espectador no texto fílmico. Avaliamos também os resultados de uma oficina de roteiro inspirada na pedagogia godardiana.

Keywords : Roteiro; Pedagogia do cinema; Godard; Filme-ensaio; Oficina de roteiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese