SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número89Ways of the teaching profession and professionalityTeacher's work precarization and curriculum practices índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Educação & Sociedade

versión impresa ISSN 0101-7330versión On-line ISSN 1678-4626

Resumen

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.89, pp.1181-1201. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400006.

Este trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.

Palabras clave : Sociedade da informação; Tecnologias; Competências; Escola; Trabalho e formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons