Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Links relacionados
Compartir
Educação & Sociedade
versión impresa ISSN 0101-7330versión On-line ISSN 1678-4626
Resumen
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.89, pp.1181-1201. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400006.
Este trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.
Palabras clave : Sociedade da informação; Tecnologias; Competências; Escola; Trabalho e formação docente.