SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número89Ways of the teaching profession and professionalityTeacher's work precarization and curriculum practices índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educação & Sociedade

versión impresa ISSN 0101-7330

Resumen

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.89, pp. 1181-1201. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400006.

Este trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.

Palabras llave : Sociedade da informação; Tecnologias; Competências; Escola; Trabalho e formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués