SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue90The philology and the philogistsState public university: between the public and the private/mercantile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SIMAO, Ana Margarida Veiga; CAETANO, Ana Paula  and  FLORES, Maria Assunção. Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.90, pp. 173-188. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100008.

Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.

Keywords : Mudança do professor; Formação de professores; Cultura escolar; Aprendizagem; Desenvolvimento profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese