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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

PARAISO, Marlucy Alves. Política da subjetividade docenteno currículo da mídia educativa brasileira. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.91-115. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100005.

O artigo analisa as práticas para a produção da subjetividade docente divulgadas no discurso da mídia educativa brasileira sobre a educação escolar. Nesse discurso, divulga-se um currículo de formação docente que ensina às professoras o que devem ser e como devem proceder. O empreendimento analítico operado neste estudo - possibilitado pelo uso de ferramentas analíticas foucaultianas, tais como discurso, governo e subjetivação - consistiu em descrever e discutir como o currículo da mídia educativa opera, como ele objetiva e subjetiva. Defendo que a subjetividade demandada da professora no currículo midiático analisado é montada e regulada não por meio de uma imposição de práticas a serem seguidas, mas sim por meio da ativação nesse sujeito de motivações, desejos, esperanças e sonhos pessoais e profissionais, individuais e coletivos.

Keywords : Currículo; Mídia educativa; Subjetividade docente.

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