SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue94The teaching body subjectivity policy in the curriculum of the Brazilian educational mediaThe meanings of work according to technicians with secondary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.117-130. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100006.

O texto faz uma reflexão sobre o uso da imprensa na sala de aula e sua relação com o processo de aprendizagem. Questiona a excessiva inserção de fragmentos do discurso jornalístico nos livros didáticos em detrimento de outros gêneros. Discute a qualidade da narrativa jornalística e os riscos que ela encerra se não houver uma leitura crítica da mídia. Defende a necessidade de trabalho integrado entre educadores e jornalistas para a real compreensão do processo de produção da imprensa, construção da linguagem e da linha editorial dos veículos de comunicação.

Keywords : Mídia; Linguagem; Educação; Leitura crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License