SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue94Media, school and critical reading of the worldExclusion and social education: superficial and thorough concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

BURNIER, Suzana. Os significados do trabalho segundo técnicos de nível médio. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.131-152. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100007.

Baseando-nos numa pesquisa realizada com duas gerações de técnicos de nível médio, buscamos compreender os diálogos que esse segmento de trabalhadores estabelece com o mundo do trabalho no contexto da modernidade tardia. São aqui discutidos os significados por eles conferidos ao trabalho, no contexto da reestruturação produtiva. Como tal processo é percebido por esse grupo de trabalhadores qualificados? Como percebem as atividades por eles exercidas nas empresas? Em que medida são "cooptados" ou não pelos discursos patronais? Que condições demandam para estabelecerem uma relação positiva com o trabalho? Que tipos de relações sociais vivenciam no trabalho e como as analisam? Pretende-se com o estudo contribuir para a reflexão acerca dos processos formativos de trabalhadores, escolares ou não, indicando os temas apontados pelos próprios trabalhadores como centrais na sua experiência e, portanto, merecedores de análise durante sua formação.

Keywords : Trabalhadores qualificados; Representações; Significados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License