SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue94The meanings of work according to technicians with secondary educationKnowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.155-178. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100008.

O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.

Keywords : Exclusão; Educação social; Movimentos sociais; Trabalho e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License